Vivass - Assessoria e Comunicação

/ Blog / Blog

23 de setembro de 2021

Vai ter bebê? Veja o que é necessário levar para a maternidade

Equipe da Unimed João Pessoa ensina como arrumar as malas da mãe e da criança para esse momento especial na vida de uma família

A chegada de um novo membro na família é um evento esperado ansiosamente por todos e os preparativos são inúmeros. Quartinho do bebê, escolha do nome, escolha da equipe médica… Mas, no meio de toda essa correria, você sabe o que é realmente necessário levar para a maternidade?  A equipe da maternidade da Unimed João Pessoa, que funciona no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, fez uma relação das principais providências ao arrumar o enxoval que irá para o hospital.

A primeira orientação é fazer uma lista dos itens necessários. Assim, fica mais fácil realmente colocar tudo o que precisa, não esquecer de nada ou não colocar coisas demais na mala. É importante lembrar dos documentos: carteira de identidade da mãe, carteira do plano de saúde e o cartão pré-natal, onde consta todas as informações do acompanhamento da gestação.

Nesse contexto de pandemia, há ainda um exame muito importante que a mãe deve fazer no momento da internação no Hospital Alberto Urquiza Wanderley: o de covid-19. Caso o exame seja positivo, o parto seguirá um fluxo diferenciado.

Ainda para cumprir os protocolos estabelecidos por causa da covid-19, por enquanto, algumas coisas não podem ser levadas para o hospital, até que os protocolos sanitários mudem. São elas: lembrancinhas, quadrinho de porta ou os tradicionais doces que acompanhavam a chegada do bebê. Esses cuidados são para garantir a segurança da mãe e da criança.

Fazendo as malas – É recomendável fazer a mala da mãe e do bebê com uma certa antecedência. Então, ao entrar no sétimo mês de gestação, tudo deve ser lavado e higienizado. Veja o que colocar nas malas:

Mala do bebê:

Seis conjuntinhos de roupas;

Seis cueiros;

Duas mantas;

Dois pacotes de fraldas descartáveis;

Seis pares de luvas;

Meias e sapatinhos;

Pente e escova para cabelo.

Mala da mãe

Quatro camisolas abertas na frente com robes;

Seis calcinhas;

Duas cintas e/ou cintas calças (a critério médico e da mulher;

Dois sutiãs para amamentação e os protetores de mamas;

Sandália confortável;

Roupa confortável para a alta hospitalar.

Importante: não esquecer o material de higiene pessoal (absorventes, sabonete, xampu, condicionador, lavanda, escova de dente, escova para cabelo e/ou pente, desodorante para o corpo, maquiagem, cremes hidratantes etc).

Estrutura moderna – A maternidade do Hospital Alberto Urquiza Wanderley é uma das mais modernas do Estado e estruturada para todos os tipos de parto. Um dos diferenciais são as salas de parto normal, com diversos equipamentos que ajudam na hora do parto. O ambiente conta com banheira (descartável e de uso apenas da paciente); chuveiro com água quente, que contribui para diminuir as dores e a tensão; bola apropriada, cavalinho, banqueta e barra, que auxiliam a encontrar a melhor e mais confortável posição no pré-parto.

A iluminação das salas pode ser controlada, com o uso de cromoterapia, e é disponibilizada estrutura para músicas, sejam ambiente ou as de preferência da família. As duas técnicas ajudam a deixar o local mais calmo e aconchegante.

Caso a mulher não possa ter o bebê por parto normal, a maternidade da Unimed João Pessoa está preparada para fazer cesarianas, com todo o cuidado e segurança, em salas de cirurgia equipadas para procedimentos de alta complexidade. Se a mãe ou o bebê precisarem de um cuidado maior, a maternidade conta com UTI.